Você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade é uma reação normal do ser humano. Mas, quando a sensação de ansiedade torna-se parte da rotina e a sensação deixa de ser uma emoção e passa a ser um transtorno, é preciso se cuidar.

O psicólogo clínico Massashi Saito, que atende por vídeo-chamada no Zenklub, explica a diferença. “É importante entender que ansiedade não é algo tão ruim. Uma pessoa pode se sentir ansiosa quando acha que existe um risco futuro, uma ameaça de algo que pode acontecer e mesmo que as sensações provocadas por essa ansiedade não sejam agradáveis, elas podem ser muito úteis. O problema é quando não se consegue controlar essa ansiedade e a duração das sensações provocadas por ela, bem como não ter o controle daquilo que é real”, diz.

Com a ajuda do psicólogo, listamos sete sintomas comuns nas pessoas muito ansiosas ou com algum transtorno de ansiedade:

1 – Taquicardia

2 – Dificuldade de concentração

3- Irritabilidade ou nervosismo

4 – Falta de ar

5 – Receio de perder o controle

6 – Fadiga

7 – Tensão e dores musculares

Em uma situação de crise de ansiedade, deve-se sempre procurar ajuda profissional. “Não tem receita pronta pois cada um é cada um. Cada pessoa apresentará diferentes sintomas, por diferentes motivos. Quanto antes ela procurar ajuda, melhor! Isso evitaria ela permitir que o medo tome conta da situação”, diz Saito, que completa. “Cabe aqui um esclarecimento: ter medo e ter ansiedade são coisas diferentes. A ansiedade está ligada à percepção de uma ameaça futura e o medo, à percepção de uma ameaça no presente. Assim, pode-se dizer que, quando [a pessoa está] em uma crise [de ansiedade], a ansiedade desperta o medo e pode potencializá-lo, promovendo assim o desenvolvimento de mais sintomas cada vez mais intensos.

Se você apresenta esses sintomas, procure um psicólogo. Somente um profissional pode te dar um diagnóstico correto. Clique no banner abaixo e agende a sua consulta online.

psicólogos online

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub