Mudar de vida não precisa, necessariamente, de uma grande virada de mesa. Muitas vezes, pequenas alterações na rotina já nos possibilitam ter uma vida mais saudável e dias mais plenos e felizes.

Mas, como saber se é hora de aplicar algumas mudanças no seu dia a dia? Alguns sinais no trabalho, na vida em casa e no relacionamento e até mesmo em nosso próprio corpo indicam que é o momento de repensar a nossa rotina e aplicar algumas pequenas transformações capazes de nos fazer mais felizes.

Confira alguns desses sinais aos quais você deve ficar atento:

1 – Você está irritado demais

Estar em estado de irritabilidade constante não é algo normal. Ter o “pavio curto” pode ser um sintoma de que o seu nível de estresse está, sim, muito mais alto do que deveria. O problema disso é que muito estresse, especialmente no trabalho, pode desencadear transtornos como Síndrome de Burnout.

2 – Você já acorda cansado

O cansaço permanente pode ser um sinal de que algo está errado em sua vida. Estar constantemente exausto sem motivo aparente (como excesso de trabalho) deve ser motivo de investigação, já que muitas vezes esse é um sintoma de descontentamento com alguma área da sua vida, como trabalho ou relacionamento, por exemplo. “Normalmente, começamos a perceber que a ausência de sentido em nossa rotina na forma de um lento e crescente desânimo e excesso de cansaço”, diz o psicólpgo Rodrigo Corrêa, que atende por vídeo-chamada no Zenklub. Saiba mais sobre o assunto aqui.

3 – Tudo o que você precisa fazer no trabalho é excessivamente chato

O seu trabalho, que antes te dava prazer e satisfação, se tornou um fardo. Você questiona as tarefas que tem que fazer e até os motivos pelos quais está naquele trabalho. “Normalmente vemos a necessidade de mudar quando o limite emocional chega ao extremo do esgotamento e percebemos tudo ao redor, inclusive, as nossas capacidades como negativas ou só enxergarmos barreiras e dúvidas, com o passar do tempo nos estranhamos com nós mesmos e o conflito se faz. É sentido a necessidade de fazer algo, mas [fazer o que?] se só é visto as dificuldades (contas, dívidas, família, o cargo, o status […]) e imerso a uma mistura de emoções escondidas que nos sufocam e vem a superfície, o momento de mudança se vê ao longe”, diz a psicóloga especialista em gestão do conhecimento e inteligência empresarial, Flavia Cabral, que atende por víde-chamada no Zenklub.

4 – Você briga ou se desentende com muita frequência com o seu parceiro

“Todo relacionamento precisa de conflito”, ressalta a psicóloga Ana Paula Marinho, que atende por vídeo-chamada no Zenklub. Discutir e até brigar é normal, mas conflitos em excesso precisam ser avaliados. Você pode não estar mais satisfeito com essa relação ou, como dissemos no item 1, está irritado demais.

5 – Você vai mais dias por semana ao bar do que deveria (ou está bebendo demais em casa)

Bebida em excesso pode significar uma vontade inconsciente de fuga, seja da sua realidade ou de situações que você precisa enfrentar no dia a dia, como uma mudança de emprego ou o término de um relacionamento. Vale se perguntar por que você anda querendo, de certa forma, “anestesiar” os seus dias.

6 – Seus amigos vivem questionando se “está tudo bem mesmo?”

Se os seus verdadeiros amigos perguntam se está realmente tudo bem com você é hora de dar ouvido a eles. Pode ser que você esteja se isolando ou demonstrando tristeza ou cansaço fora do normal ou do seu padrão de comportamento. Avalie o que isso quer dizer.

7 – Você vive se perguntando se fez as escolhas certas

Questionar o sentido é uma das características da geração que vive hoje na casa dos 30 anos, a chamada geração millennial. A busca por realização profissional e a corrida por sucesso e reconhecimento pode gerar estresse e ansiedade. Talvez seja o momento de fazer uma investigação pessoal, já que o autoconhecimento costuma nos fornecer essas respostas.

Se você se identificou com esse texto e sente que precisa mudar algo na sua rotina ou na sua vida mas ainda não consegue dizer exatamente o que é, fale com um dos nossos psicólogos. Clicando no banner abaixo você agenda uma consulta online por vídeo-chamada e começa a se conhecer melhor.