Ter uma profissão nos faz úteis a sociedade, mas será que é só isso que esperamos do trabalho? A visão da atividade laboral tem mudado ao longo dos anos. As gerações mais recentes buscam muito mais que sustento. Muitas vezes quando não encontramos isso durante as nossas oito horas diárias de dedicação nos sentimentos infelizes no trabalho.

Existem diferentes razões para sentir-se descontente. Muitas vezes a atividade é a que esperávamos, mas o ambiente não é bom. Em outros momentos os colegas e o chefe são ótimos e o trabalho em si não possui qualquer significado. Nunca é fácil admitir que se está infeliz em um local onde se passa boa parte do dia, principalmente quando é dele que depende o seu sustento. Em alguns casos pode desencadear casos de depressão e ansiedade.

Acolher esses sentimentos e buscar compreender de onde eles vêm pode ser a melhor solução. Por isso, selecionamos cinco sinais de que você está infeliz no trabalho. Veja se consegue identificar um deles na sua rotina:

1 – Dificuldades com os colegas te deixam infeliz no trabalho

Sempre vão existir colegas mais próximos que outros. Porém, se você tem dificuldades em se relacionar ou mesmo sente um constante clima de animosidade em relação a maioria das pessoas com as quais trabalha pode ser um sinal de alerta.

O que pode ter acontecido? Existe algum fato concreto que tornou mais difícil a sua relação com eles? Talvez seja o momento de reavaliar como você se relaciona com as outras pessoas. Muitas vezes o ambiente de trabalho pode ser tóxico e transformar o que deveria ser um território para parcerias em uma disputa constante. Busque a fonte dessas dificuldades e reflita se não há uma saída saudável dessa situação.

2 – Sua rotina o faz sentir-se preso

Trabalhar oitos horas por dia, enfrentar o trânsito, encaixar outras atividades entre uma folga e outra. Essa série de atividades pode fazer qualquer um sentir-se preso e infeliz. Muitas vezes não é a nossa profissão que nos dá a sensação de descontentamento e sim a maneira com que a dinâmica do trabalho é organizada.

E essa rotina imposta pode causar esgotamento emocional e físico. Com o passar do tempo pode transformar algo que deveria preencher a sua vida de significado em um fardo.

3 – Dificuldades para acordar de manhã

Quem não gosta de dormir até mais tarde de vez em quando? Porém se você está se atrasando constantemente e quando abre os olhos pela manhã sente-se automaticamente triste ou mesmo cansado é momento de avaliar. Será que essas sensações estão relacionadas com a atividade que terá que desempenhar durante o dia?

O corpo responde de maneira muito sutil aos nossos sentimentos. Portanto, quando existe algo fora do seu comportamento comum ouça. Esse cansaço pode estar relacionado tanto a fatores físicos quanto emocionais. Procurar um médico e fazer exames para verificar o que está acontecendo pode ser uma solução.

4 – Ausência de concentração

Você se senta em sua mesa, pronto para trabalhar. Horas depois, percebe que não produziu nada. Só conseguiu navegar pelas redes sociais, olhar para o relógio e tomar café com os colegas. Procrastinação e dificuldade de foco podem significar que está infeliz.

Claro, todos passam por fases onde é preciso ter uma distração, só tenha certeza que esses pequenos intervalos não estão prejudicando sua rotina. Caso estejam, talvez seja necessário refletir sobre o motivo.

5 – Ficar triste domingo à noite

Pode parecer uma piada engraçada dizer que está triste no domingo porque segunda está chegando, mas se esse sentimento se torna real deve ser motivo de preocupação. Se constantemente no final do último dia do final de semana você se pega pensando com tristeza no que virá pela frente, fique alerta.

Se identificou com um desses sintomas? Acredita que precisa de ajuda para entender o que está sentindo? O Zenklub tem grupo de psicólogos que podem auxiliar você a compreender o que está acontecendo.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub