Manter uma rotina de trabalho em uma grande cidade pode ser fonte de estresse, seja por conta das atividades profissionais ou mesmo por conta do tempo gasto no deslocamento diário entre a casa e o escritório. Mesmo que você trabalhe em casa, dar um descanso para a mente ou encontrar meios para aliviar o cansaço mental e ser mais criativo e produtivo são fundamentais para manter  a saúde mental em dia.

Separamos cinco atividades para você incorporar na sua rotina, ter um dia a dia mais saudável e evitar o cansaço mental.

Viva o momento presente

Se você sente preocupação excessiva, dificuldades para dormir, pânico ou medo com frequência, é preciso encontrar a raiz do problema. Existem técnicas específicas para controlar essas sensações. Relaxamento ou mindfulness, que consiste em focar no momento presente, são algumas delas. A partir delas é possível exercitar a atenção no agora, percebendo como estão as suas sensações e emoções.

Alimente seu círculo de amizades

Uma pesquisa feita na universidade de Harvard descobriu que pessoas que criaram laços vivem mais e melhor do que as outras. O afeto compartilhado é o maior sucesso que alguém pode ter. Investir em amigos, família e amores é o melhor que você pode fazer por si mesmo. Conviver junto com pessoas com as quais nos sentimos bem e seguros também é uma forma de relaxar, desenvolver a mente e manter-se tranquilo.

Demonstre gratidão

Especialistas em gratidão mostram que ser grato, para além de fazer uso de hashtags ou agradecer às pessoas a quem somos gratos, pode mudar as nossas vidas em muitos aspectos, e isso inclui a melhora na saúde mental. Isso porque as pessoas gratas tendem a dar mais valor à saúde física e mental, o que as leva a cuidar mais de si mesmas.

Faça pausas

Estar alerta o tempo todo pode ser um sinal dos tempos, mas é um hábito que dá sinais de esgotamento como medida de sucesso. O psicólogo californiano Daniel Goleman disse em entrevista que as pessoas precisam se desligar. “As pessoas costumavam sair do trabalho e ir para casa. Agora você tem esses aparelhos te acompanhando onde quer que você vá”, disse ele, referindo-se aos tablets e  smartphones que nos deixam conectados o tempo todo.

Tire tempo para as atividades que te dão prazer

Alimentar mente, corpo e alma é fundamental para se manter feliz e ativo, mesmo diante de rotinas que podem ser fonte de estresse. Procure fazer atividades que te inspiram e que te mantêm criativo e relaxado. Assista a vídeos, filmes, leia mais, vá a lugares ao ar livre, enfim, encontre a sua fonte de renovação diária.