Estamos alertas quase 24 horas por dia. O tempo todo, somos contatados pelo whatsapp, mensagens ou alertas das redes sociais que apitam em nosso smartphone. Um estudo recente mostrou que nosso cérebro demora de 15 a 25 minutos para voltar de onde parou quando checamos um e-mail.

Earl Miller, professor de neurociência do MIT (Massachussets Institute of Technology), disse à revista Time que não é possível melhorar esse tempo mesmo após um período repetindo a prática de trocar de tarefas. Na verdade, ser uma pessoa multitasking, ou seja, capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, é algo impossível. “Você não tem a habilidade de pensar profundamente em alguma coisa quando o seu cérebro é distraído a cada minuto”, disse ele à publicação.

Paul Atchley, psicólogo cognitivo na Universidade do Kansas, dá duas dicas para não prejudicarmos tanto pelo uso dos smartphones: de acordo com ele, configurar o e-mail para entregar mensagens a cada 30 minutos e colocar o smartphone no modo silencioso são maneiras de não nos tornarmos escravos do celular, afirma o estudioso à revista Time.

Além disso, pesquisas comprovam que passar um tempo junto à natureza é uma maneira de nos recuperarmos desse excesso de tecnologia. Um estudo feito pela Universidade de Wisconsin mostrou que passar um tempo em contato com a natureza sem interferências tecnológicas é uma ótima forma de deixar o estresse diário em segundo plano.